sexta-feira, 15 de maio de 2015

Quais cadeiras irei aproveitar? Quais cadeiras são interessantes? E as difíceis?

Acredito que uma das primeiras coisas que um estudante que deseja aplicar para Deggendorf deve fazer é tentar se informar sobre quais cadeiras provavelmente fará lá. Esse planejamento faz com que você não pague a cadeira na UNIFOR podendo fazer de graça na Alemanha. Fiz esse planejamento e vou conseguir aproveitar 8 cadeiras no meu intercâmbio \o/ 

Vale lembrar que as cadeiras podem mudar e tudo isso deve que ser previamente conversado com o coordenador do programa, porque ele é quem irá assinar o seu Learning Agreement, ou seja, o papel que relaciona as disciplinas que você irá fazer lá. Modificações podem ocorrer, até porque você só saberá os horários das cadeiras quando chegar lá, e provavelmente haverá choque de horário entre as disciplinas do seu Learning Agreement.
Dica: antes de desistir de fazer uma cadeira porque choca com outra, verifique se é necessário ir a todas as aulas. Na alemanha, os cursos não demandam presença em sala de aula e,realmente ,para algumas cadeiras é mais válido estudar em casa do que se deslocar para a faculdade. Lembre-se de sempre manter contato com o coordenador do programa para validar essas modificações. 

Bom, essas são as cadeiras que você provavelmente poderá fazer no DIT/THD:

  1. Direito Internacional - International Business Law (winter)
  2. Economia Internacional - International Economics (winter) 
  3. Elaboração e Avaliação de Projetos - International Project Management (summer)
  4. Marketing Internacional - International Marketing (winter)
  5. Finanças Internacionais - International Finance (winter) 
  6. Finanças Corporativas I - Financial Management (winter)
  7. Logística Internacional - Principles of Logistics (winter) - confirmar com o coordenador
  8. Ética Empresarial e Prof. - Business Ethics (winter) - confirmar com o coordenador 
  9. Negociações Internacionais - Art of Negotiation (winter) + Int. Team Building (winter)
  10. Jogos de Empresa 
  11. Gerência de Vendas
  12. Monografia I - Bachelor Thesis (winter and summer)
  13. Economia Monetária - Money and Monetary Policy (summer)
  14. Finanças e Orçamento Público - Economics and Public Finance (summer)
  15. Estr. e Análise de Dem. Contábeis - Accounting for Managers (summer) 
Irei comentar aqui sobre algumas cadeiras que fiz na THD e sobre o que achei de cada disciplina. Lembre que você precisa voltar com um mínimo de 50 créditos. NUNCA faça apenas os 50 créditos (ECTS)! Isso vale principalmente para os que chegam no verão, pois o semestre de inverno é bem mais pesado e a maioria das cadeiras têm prova (o oposto do verão, semestre perfeito para já garantir seus 35-40 ECTS). Cheguei a ver 3 pessoas do Double Degree que ficaram "penduradas" porque acabaram se matriculando em apenas 50 ECTS, e reprovaram uma das provas.

Alguma das cadeiras que cursei comentadas:

Inverno:
Principles of Management and Scientific Writing- Cadeira extremamente trabalhosa, mas relativamente fácil. Dividida em duas partes: management e scientific writing. A parte de management foi bastante enfadonha, pois se refere a algo muito básico para quem já está no final do curso na UNIFOR. Quanto a Scientific Writing, foi meu primeiro contato com a Heigl-Murauer, uma excelente professora, mas conhecida por ser extremamente rígida em suas avaliações. As duas partes foram avaliadas por meio de trabalhos. Foi interessante para conhecer mais sobre a escrita científica usada na Alemanha, a qual é cobrada em todos os trabalhos da THD. Caso não queira cursar, por favor, dê uma lida sobre citing by Havard e evite problemas na universidade. 
International Team Building - Para muitos, a melhor cadeira da THD e uma grande oportunidade de fazer amigos alemães, para mim, um pesadelo. Uma cadeira de campo, na qual você irá ser levado para o meio de uma floresta e, com sua equipe, terá que chegar até o hostel ( ou seja, mais ou menos 5-6h de hiking). Acabei passando mal no meio da floresta, mas preferi não desistir para não prejudicar minha equipe (e minha nota). Achei a comida do hostel e as instalações um pouco ruins, logo não tive uma boa estadia. Contudo, para os que resistiram ao hiking, é uma experiência bacana de socialização. Uma cadeira fácil de garantir boa nota, mas com esses contratempos e um custo de 65 euros. 
International Business Law - Cadeira super interessante para quem gosta de direito. 3 professores: Salles (um dos professores mais brilhantes que já conheci), D`Agincourt ( prof americana que leciona apenas uma semana de aula, mas uma profissional exemplo) e Weber ( fica um pouco apagado pelos outros professores, assusta um pouco pela linguagem jurídica). Sou apaixonada por direito, logo minha opinião é bastante tendenciosa. Gostei muito da cadeira, mas o resultado da prova me surpreendeu. Era uma das alunas que mais participava (provavelmente a mais participativa) e, mesmo assim, tirei 2,3 ( todos os meus amigos tiraram mais ou menos a mesma nota). Não se assuste, o sistema de notas na Alemanha é diferente e 2,3 é considerado `good`, mas vale a dica de se dedicar para a prova e evitar surpresas ruins. 
International Marketing - Minha dica é: procure um grupo bom. Uma cadeira extremamente interessante, mas MUITO trabalhosa. Fui líder de um grupo que apenas metade trabalhava, logo tive MUITA dor de cabeça. Scientific Writing é ESSENCIAL para essa cadeira! Vi gente reprovar por falta de citação, então cuidado com as referências CTRL C + CTRL V. 
Financial Management - O terror dos estudantes de International Management! Cadeira super pesada e difícil, mas é possível de passar. Primeira dica essencial: estude pelo Test bank! ( é mais fácil passar sabendo as questões de cor do que sendo um gênio em Finanças), dedique pelo menos 4 dias ao Test Bank ( 4 dias = 32h de estudo), não foque no livro ( ele é bastante extenso e só servirá para o trabalho e, caso inicie seus estudos com mais de um mês para a prova) e treine "time management"( você precisará aprender a controlar o seu tempo e ser mais rápido ou terá sérios problemas para passar). Além disso, procure compartilhar os dados do trabalho com outras equipes para receber insights. 
Art of negotiation - Faça essa cadeira sim ou sim. Professor bastante capacitado e aulas bastante interessantes. Avaliação: presença, apresentação e um paper ( todos muito tranquilos). 

Verão:
Economics and Public Finance - Cadeira pesada e com prova relativamente difícil. Micro e Macro da Unifor com mais uma parte de finanças públicas uma só cadeira, logo: uma infinidade de matérias para estudar. Minha dica é: faça apenas se já tiver feito micro e/ou macro na Unifor ou se tiver muito tempo para estudar. A parte de vídeo aula do Allinger é bastante trick, então se assegure de ter visto todas as aulas antes do único encontro com ele pessoalmente ( ele raramente responde email). Evite faltar aulas do Carroll, ele sempre coloca uma questão do gênero " according to the video that we watched in class, what is my opinion about..." - Sim, ele pergunta qual a opinião dele sobre o assunto. 
Accounting for managers - O nível de dificuldade da prova irá variar dependendo da professora que irá lecionar a cadeira, Adianto meu desejo de "boa sorte" caso seja a Heigl-Murauer, a qual é uma professora muito boa, ensina super bem, mas é EXTREMAMENTE rigorosa em suas avaliações. Fiz com outra professora, o que não tornou a cadeira fácil, mas me deu um norte muito bom sobre como seria avaliada. Cadeira interessante para entender como controlar os custos de uma empresa. 
International Project Management -  Organizada em apenas 5 ou 6 dias de aula com 8h seguidas, achei pouco interessante e bastante enfadonha ( mas precisava aproveitar essa cadeira na UNIFOR). Nosso trabalho foi preparar um workshop de 2,5h e um paper de 50 páginas em um grupo de 10 pessoas. Primeiro problema: trabalhar com 10 pessoas é super complicado. Segundo problema: 2,5h de workshop e 50 páginas de paper, quando o tema não é interessante, se convertem em um sacrifício. Principal problema: aulas de 8h seguidas são intermináveis. Logo, recomendo cursar para não precisar pagar na UNIFOR, mas, novamente, procure um grupo com muita gente responsável. 
Air Transport Management - Não poderá ser aproveitada na UNIFOR, mas o professor e o tema são extremamente interessantes. Vale a pena para garantir mais ECTS. 
Cross Cultural Management - Interessante, mas um pouco trabalhosa. Vantagem: uma das primeiras cadeiras a acabar, logo não choca com a entrega de outros trabalhos. Minha dica é: faça a cadeira em Deggendorf se você tiver tempo e pouco dinheiro. Procure um grupo com poucos brasileiros e tome cuidado com o Scientific Writing. 
Money and Monetary Policy - Cadeira relativamente fácil, mas nunca subestime o que a professora espera do seu trabalho. Prepare o melhor projeto que você poderia fazer e evite problemas. Participe em sala de aula! A professora irá gostar de ver sua participação, o que refletirá na sua nota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário