quinta-feira, 14 de maio de 2015

Aplicação para Deggendorf: Requisitos e documentos

Não preciso dizer que um intercâmbio precisa ser estudado e planejado com bastante antecedência. Então, caso você pense em fazer a dupla graduação na Alemanha, melhor ir programando desde  JÁ as cadeiras que vai fazer e seu tempo para se dedicar a duas línguas: inglês e alemão. Falo isso, porque eu não me programei e tive que arcar com as consequências. 

 Meu objetivo com esse blog é ajudar quem está interessado em fazer o programa e mostrar para quem pensa "aii! está fora da minha realidade" que estudar em Deggendorf é uma opção viável para TODOS que estudam na Unifor ( até porque já pagamos em torno de R$1000,00 de faculdade por mês). 

REQUISITOS

Quanto aos requisitos do edital, é bom lembrar que podem variar de ano para ano, mas em geral ele pede as seguintes coisas:

  1. Ser estudante de Comércio Exterior ou Ciências Econômicas
  2. Ser brasileiro e maior de 18 anos
  3. Ter entre 30% e 75% dos créditos exigidos até o término do semestre ( ou seja, conta com as cadeiras que você está fazendo no momento da aplicação)
  4.  Possuir PMG maior ou igual a 8 ( não adianta ter 7,9, tem que ser no mínimo 8 mesmo)
  5. Ter cursado 3 cadeiras em inglês e Estágio Supervisionado ( você pode estar fazendo essas cadeiras no momento da aplicação, ai sua aprovação final fica condicionada a aprovação nessas disciplinas)
DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES

  1. Histórico Acadêmico ( aquele que você pega no DAE)
  2. Curriculum Lattes ( é o da plataforma Lattes, basta buscar no Google. Como o CNPQ pode demorar até um dia para aprovar as suas alterações, recomendo não deixar para a última hora)
  3. Carta de motivação ( é para você dizer porque quer participar do programa e o momento perfeito para você convencê-los de que deve ser escolhido)
  4. Carta de recomendação de 2 professores em inglês ( normalmente os estudantes pedem para o Haroldo ou o Heverson, pois os dois já lecionam em inglês. Pedi no fim do semestre antes da minha aplicação, então não fiquei louca atrás deles implorando para que me entregassem logo -o que é bem chato - afinal eles são super ocupados e é normal que demorem alguns dias para entregarem a carta para você) 
  5. Cópia do passaporte com uma validade mínima de mais ou menos o período do intercâmbio e mais 6 meses ( caso não tenha, você pode negociar com o coordenador de entregar seu passaporte e uma cópia do documento que prova que você fez o pedido de um novo passaporte na PF)
  6. Formulário de aplicação ( normalmente esse formulário é um que você assina quando você vai entregar todos os documentos na coordenação, ou seja, é o último de todos )




Nenhum comentário:

Postar um comentário