quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Entrevista

O formato da entrevista pode mudar de semestre para semestre. No meu semestre de aplicação ( apliquei em 2015.1 para ir em 2015.2), foi agregado um elemento surpresa que irei contar para vocês. 

Antes de ir para a entrevista conversei com colegas que já estavam em Deggendorf para saber como foi na época deles. Foram unânimes: "é muito tranquila!". Como odeio fazer qualquer coisa sem me preparar, decidi entrar no Youtube e buscar vídeos de entrevistas. Achei uns da Universidade de Cambridge que são muito bons, nem que seja só para treinar o ouvido, afinal a entrevista é toda em inglês.  (  O link: https://www.youtube.com/watch?v=dUwN6GI-0EQ )

Contava com a vantagem de na minha edição serem apenas 4 candidatos para 5 vagas, o que fazia com que sentíssemos que "já estávamos passados". Mas não foi bem assim. 

Dia da entrevista chegou! Todos foram de blusa social e sapato fechado ( é bom para gerar uma imagem mais séria). Tudo perfeito até o meu primeiro colega sair da sala com um semblante abatido. O elemento novo que não esperávamos era que quem tinha colocado no formulário de aplicação que falava alemão teve que responder perguntas em alemão feitas por um professor alemão. Você pode me perguntar: e precisa saber alemão para aplicar? NÃO! Mas o coordenador quis avaliar quão sinceros foram os alunos quando preencheram suas informações. Então, nada de mentir no processo seletivo! Não sabe alemão? Eu também não sei nem dizer Hallo direito e fui aprovada, isso não é um requisito; mas honestidade, sim. 

Bom, irei elencar algumas das pergunta que fizeram para mim e para meus colegas:

  1. Tell me about yourself. ( essa vai ser a pergunta base para as outras, pois eles vão pedir para você falar um pouco mais sobre as experiências que você teve. Por exemplo, eu disse que morei no Peru e eles fizeram diversas perguntas depois sobre o que eu fazia lá, como eu me virava sozinha...)
  2. How do you imagine yourself in 10 years? ( não existe resposta certa, mas demonstre que você sonha alto, tem ambições e confia no seu potencial)
  3. Why do you want to go Germany?
  4. Why do you want to study at DIT? (essa vai testar se você leu sobre a universidade ou não. Tente olhar na universidade o que lhe atrai, não vale responder "ahh porque era a única opção". No meu caso, respondi que queria ir para DIT por sua atmosfera internacional e pela grade curricular se encaixar muito no que eu buscava)
  5. How are you going to deal with the cold weather? 
  6. Have you ever lived abroad? ( se você nunca saiu do Brasil, eles vão inventar situações malucas nas quais você entrará em conflito)
  7. Imagine that you need to share a room with an annoying person. You want to study, you can not go out the room because it's really cold outside, and your roomate put the radio on. What are you going to do? ( essa situação certamente foi inventada de última hora. O objetivo de perguntas assim é saber como você se sairia de situações de confronto com outras pessoas)
  8. Why do you think you should be selected? 
A entrevista é tranquila, tirando a parte que provavelmente corrijam o seu inglês, o que é bastante incômodo, porque corta sua linha de raciocínio (corrigiram até uma preposição durante a minha fala). Acredito que seja mais para verificar como você reage ao receber críticas, então nada que colocar uma cara fechada se isso acontecer com você. Quanto ao inglês, o importante é ter coerência na fala e estar apto a transmitir uma mensagem e argumentar. 

Bom, no fim todos os meus colegas foram aprovados! Só escutei um caso de um rapaz que reprovou e, segundo reza a lenda, o motivo foi que ele demonstrava que não conseguia se virar sozinho. Os professores perguntaram o que ele faria se tivesse algum problema em Deggendorf e ele respondeu que tinha amigos lá na cidade e que os mandaria resolver.

Conclusão: estude um pouco sobre a universidade e tenha claro quais as razões que lhe motivam a fazer a Dupla Titulação. Demonstre que é capaz de representar a UNIFOR fora do país e relaxe que tudo vai dar certo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário